Matemática do Vinho


Há quem diga que o vinho é caro e que o bom vinho é ainda mais caro. Será que é mesmo assim?

Em Portugal é possível comprar em supermercados e garrafeiras o vinho marca "razoável colheita" por valores a rondar os 5 euros e ainda o vinho "bom reserva" na casa dos 10 euros. Uma garrafa de cerveja de qualquer um dos dois maiores produtores nacionais custa algo como cerca de 1 euro. Este preço sobe ligeiramente se a cerveja não for a da variedade "loira normal" mas sim da variedade "morena produzida em menor quantidade". As edições especiais "verão",  "natal" ou ainda a variedade "artesanal feita em ambiente fabril de produção em massa" põe o preço por garrafa no patamar dos 2,50 euros. A cerveja "session IPA" de produção verdadeiramente artesanal, feita um pouco por todo o país por um produtor independente pode rondar os 3 euros por garrafa. Mas obviamente que em matéria de preços o céu é o limite e isto são só exemplos rápidos e genéricos.

Uma garrafa de vinho de 75cl serve 5 copos, o que significa que o preço por copo de uma garrafa de vinho "razoável colheita" de 5 euros fica por 1 euro, enquanto que uma garrafa do vinho "bom reserva" de 10 euros fica a 2 euros por copo, algo que o coloca entre os preços da "morena produzida em menor quantidade" e da edição especial "artesanal feita em ambiente fabril de produção em massa" praticados pelas duas maiores cervejeiras nacionais. Usando este cálculo, concluímos rapidamente que uma garrafa de cerveja artesanal "session IPA" fica no patamar de um vinho de 15 euros, o que no contexto nacional nos abre as portas a excelentes vinhos como o "espetacular grande reserva".

O vinho tem ainda outra vantagem económica imbatível sobre as cervejas, vinhos com potencial de envelhecimento tendem a valorizar, enquanto que as cervejas, na sua maioria, estão no seu melhor no dia em que chegam ao mercado e logo não é possível comprar uma garrafa de cerveja para que esta envelheça tal como se pode fazer com alguns vinhos no patamar dos 15 euros. 

"Mas uma garrafa de 33cl tem mais quantidade um copo de 15cl" pensarão alguns e bem. Mas a quantidade de álcool envolvida também não é a mesma e as bebidas mais alcoólicas servem-se em quantidades menores. Mas sobretudo, a experiência também não é certamente a mesma.


TS