Vinho sem Glúten



Começam a surgir por aí vinhos com a indicação "sem glúten". O tão famoso glúten é uma proteína que se encontra em cereais como o trigo ou o centeio e à qual algumas pessoas são intolerantes, como por exemplo pessoas que sofrem de doença celíaca. A intolerância pode manifestar-se sob a forma de digestões difíceis, diarreias ou inflamações. O não tratamento desta intolerância pode ter resultados muito graves para a saúde destas pessoas. 
Os alimentos e bebidas mais comuns que podem conter glúten são os que incluem trigo, cevada, malte ou centeio como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas ou cervejas. O vinho normalmente não entra nesta lista. Então se é assim, porque razão há rótulos de vinho com a indicação de "sem glúten" ou "gluten free"? O glúten faz parte do vinho?
Vamos por partes. O vinho é por definição a bebida resultante da fermentação de uvas. Durante o processo entre a colheita e o engarrafamento existem por vezes alguns passos que deixam o vinho em contacto com outros produtos, como por exemplo proteínas que são utilizadas durante a filtragem do vinho e que podem ser de origem animal ou vegetal, mas em nenhuma parte do processo existe contacto com cereais.
No entanto existe uma técnica de selagem de pipos de madeira que recorre à aplicação de pasta de farinha nas fendas da madeira de forma a impermeabilizar o recipiente. Será esta a origem do glúten no vinho? Se sim, então reduz o perigo de encontrar glúten apenas a vinhos com estágio em madeira em pipos que recorrem à impermeabilização com pasta de farinha. Por outro lado, a definição de um produto sem glúten diz-nos que são todos os produtos que têm menos de 20 miligramas de glúten por cada Kg de alimento. No entanto as quantidades de farinha aplicadas na técnica de selagem com farinha são tão baixas e em comparação a quantidade de vinho num barril é tão alta, que mesmo que todo o glúten entrasse em contacto com o vinho (o que não acontece, pois neste caso o barril não iria ficar selado) não iríamos ter mais do que 5 miligramas de glúten por Kg, muito abaixo do limite de 20 miligramas. Assim, parece seguro dizer que o vinho não tem glúten. 
No entanto quando o consumidor lê num rótulo que determinado vinho não tem glúten, pode cair no raciocínio rápido que outros vinhos têm glúten. Os vinhos têm muitas coisas, incluindo álcool, que deve ser consumido em moderação e que em alguns casos deve até nem ser consumido, mas glúten é um dos componentes que não tem.
Um vinho sem glúten ou gluten-free não é muito mais que uma manobra de marketing para captar a atenção de alguns consumidores menos informados. É como escrever a constatação do óbvio num rótulo. É tão válido como dizer "este automóvel tem rodas" e fazer disso uma manobra de marketing.

TS

Para mais sobre vinhos e glúten:
https://www.tuasaude.com/gluten/
https://www.pix.wine/the-drop/debunking-gluten-free-wine/
https://www.federalregister.gov/documents/2013/08/05/2013-18813/food-labeling-gluten-free-labeling-of-foods