3 vinhos para ver Portugal no Campeonato do Mundo

Um jogo de futebol pede por tradição cerveja e petiscos leves a acompanhar. No entanto, para fugir à rotina, sugerimos um vinho para cada jogo da fase de grupos da seleção Portuguesa no Mundial 2022 com inspiração na gastronomia de cada adversário. As únicas condições destas sugestões: ser uma escolha despreocupada, fácil de beber e que harmonize com um jogo de futebol.

Portugal - Gana, 24/11 às 16h00

O Gana é um país com uma gastronomia muito rica, com influência dos vários povos que colonizaram aquela zona de África. Apesar de tudo, a abundância de vegetais numa terra naturalmente rica e de peixe na costa, faz com que um dos pratos mais reconhecidos do Gana seja peixe frito, com vegetais e arroz. Um prato assim pede um vinho leve, refrescante e com alguma acidez. A nossa sugestão é o Naperon Grande Escolha da Adega Cooperativa de Ponte da Barca, da região do Vinho Verde. "Aromas de frutos tropicais, algum maracujá. Na boca é seco, acidez media, muito vivo". Uma excelente escolha para o pontapé de saída.


Portugal - Uruguai, 28/11 19h00


A gastronomia do Uruguai está altamente ligada à atividade da pecuária. Assim, não é de estranhar que a Parrillada seja uma instituição nacional no Uruguai. O churrasco com vários tipos de carnes pede um tinto forte a acompanhar, sugerimos, por isso, o Quinta dos Castelares Tinto da região do Douro, biológico, "encorpado mas fresco" e que vai harmonizar perfeitamente com um repasto de carnes grelhadas.


Coreia do Sul - Portugal, 2/12 às 15h00


Gastronomia Coreana é sinónimo de kimchi, acelga fermentada e intensamente condimentada com alho, gengibre e molho de peixe e pode ser consumida como acompanhamento ou prato principal. A explosão de sabores e a complexa interação do salgado com o ácido e com o doce pede igualmente um vinho que se mostre apto a tantas curvas. A nossa sugestão recai no Cabriz Branco Touriga Nacional da região do Dão, "sedoso, equilibrado, elegante e potente", um blanc de noir que surpreende e não deixa ninguém indiferente.


A táctica está dada! Força Portugal!